Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

15/12/2023ㅤ Publicado às 14:53

Os arquitetos e urbanistas Caio Santos Fernandes e Eduardo Andrey Silva Meireles, de Curitiba, foram os grandes vencedores do Concurso Nacional de Projeto de Arquitetura para Habitação de Interesse Social 2023, promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás. A terceira colocação também ficou com o Paraná e foi para o arquiteto e urbanista Gabriel Deller de Aguiar, de Maringá. Já a arquiteta e urbanista Michella Pereira de Moraes, de Goiânia, acabou em segundo lugar. 

O resultado foi divulgado nesta sexta-feira (15), Dia do Arquiteto e Urbanista! O concurso recebeu a inscrição de 68 projetos, enviados de 16 diferentes estados do país.

O certame é resultado de uma parceria com a Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação da Prefeitura de Goiânia (Seplanh). O objetivo foi selecionar os melhores projetos de arquitetura para habitação social para uma tipologia de moradia unifamiliar econômica e expansível.

O projeto vencedor deverá ser implementado em programas sociais da prefeitura de Goiânia. A previsão é de que as unidades habitacionais sejam implantadas no bairro Moinho dos Ventos, região oeste da capital, conforme indicado pela Seplanh.

Foram recebidos 68 projetos, dos quais 53 foram habilitados para a etapa de julgamento. Além de Goiás, o concurso também recebeu projetos dos estados do Amazonas, Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

A assessora da presidência do CAU/GO, Luciene Boaventura dos Santos, coordenou a Comissão Organizadora do concurso, também integrada pelos conselheiros Roberto Cintra Campos e Adriana de Oliveira Bernardi.

Os membros da Comissão Julgadora foram: Bruno Bonfim Moreno, arquiteto e urbanista e geógrafo, professor no curso de Arquitetura e Urbanismo da UEG; Simone do Nascimento Costa, arquiteta e urbanista, analista de obras e urbanismo da Seplanh; e Simone Inocêncio Teixeira, coordenadora da União Nacional por Moradia Popular em Goiás e presidente do Movimento pela Reforma Urbana de Goiânia (MRU-GO).

Histórico

Desde 2017, o CAU/GO aplica 2% dos recursos em Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social. Além disso, a promoção do concurso público como melhor opção para contratação de projetos de Arquitetura e Urbanismo é uma ação prevista nas diretrizes e metas da gestão do CAU/GO.

O Concurso Público Nacional de Projeto de Arquitetura para Habitação de Interesse Social 2023 é o quinto promovido pelo CAU/GO. Em 2015 foi realizado o concurso para o desenvolvimento do projeto de Arquitetura de Interiores da sede do Conselho. Em 2019/2020, a autarquia realizou, na primeira parceria com a Agehab, o Concurso Nacional de Projeto de Arquitetura para Habitação Social, visando premiar projeto para unidades habitacionais a serem construídas no Conjunto Vera Cruz, em Goiânia. Em 2021, também em parceria com a Agehab, realizou o Concurso de Projeto Quilombola. Em 2022, o Concurso para Abrigo de Refugiados, em parceria com a UFG.

Conheça abaixo os trabalhos premiados de 2023:

1º lugar
Arq. Urb. Caio Santos Fernandes e Arq. Urb. Eduardo Andrey Silva Meireles (PR) – Clique aqui para conhecer o projeto!

Concurso CAU Goiás

2º lugar
Arq. Urb. Michella Pereira de Moraes (GO)  – Clique aqui para conhecer o projeto!

Concurso CAU Goiás

3º lugar
Arq. Urb. Gabriel Deller de Aguiar (PR)  –  Clique aqui para conhecer o projeto!

Fonte: CAU Goiás.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques

23/07/2024

Inovação e Política Pública são temas da 41ª Reunião do Fórum de Presidentes dos CAU/UFs

Destaques

22/07/2024

Inscrições gratuitas: em formato híbrido, Semana da Habitação 2024 ocorrerá em Fortaleza

Destaques

08/07/2024

Disponível em vídeo: em Curitiba, CAU/PR realiza a 169ª Plenária Extraordinária

Destaques

28/06/2024

Após enchentes atingirem o call center do CAU/BR, atendimento pelo telefone 0800 volta a operar