Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

13/11/2023ㅤ Publicado às 10:08

Exposição FAE

Até o próximo dia 21, trabalhos de estudantes do curso integral de Arquitetura da FAE Centro Universitário ficam expostos na sede do CAU/PR, em Curitiba.

A azulejaria é o tema da exposição “Formas”, que pode ser visitada gratuitamente até o próximo dia 21, na sede do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU/PR), em Curitiba. São oito trabalhos realizados por alunos do Architecture Experience Program (AEP), o curso de Arquitetura integral da FAE Centro Universitário.

As peças são resultado do estudo feito em sala de aula na disciplina Manual and Creativity Skills, do AEP. O professor do curso, Fabio Henrique Faria, explica que explorar a azulejaria com os estudantes é importante porque se trata de um estilo que possibilita a abordagem de diferentes formas de aprendizado. “Com a azulejaria podemos trabalhar a modulação, a repetição, a composição dentro da Arquitetura. No AEP, os alunos ainda têm a oportunidade de agregar mais uma etapa a esse processo, que é a própria confecção dos azulejos. Desde a modelagem da cerâmica crua até a esmaltação da superfície que receberá as pinturas”, explica.

Os azulejos têm grande relação com preceitos da arquitetura moderna e não é difícil encontrá-los ao se expandir o olhar pelas grandes cidades. Como exemplifica o docente, os arquitetos e urbanistas utilizam azulejos em painéis, paredes e murais dos edifícios e espaços públicos projetados. “Os profissionais a utilizavam por conta do módulo, do fundo quase sempre branco, da oportunidade de exibir padrões geométricos, repetitivos e compositivos em uma ornamentação não rebuscada em excesso. Na arquitetura contemporânea, a azulejaria e a artesania do processo também encontram cada vez mais interesse”.

A azulejaria ficou bastante conhecida na península ibérica, mas tem sua origem na cultura árabe. No Brasil, foi introduzida durante o período colonial e permanece até hoje. Segundo o professor, com o passar do tempo, processos de industrialização da produção levaram os azulejos a uma condição mais simplista de revestimento, mas os trabalhos artísticos em azulejos nunca deixaram de existir, mesmo que em uma escala menor.

Serviço

Exposição “Formas”

Até o dia 21 de novembro

9h às 18h

Sede do CAU/PR

Av. N. Sra. da Luz, 2530 – Alto da XV, Curitiba (PR)

Entrada gratuita.

Fonte: FAE.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques

23/07/2024

Inovação e Política Pública são temas da 41ª Reunião do Fórum de Presidentes dos CAU/UFs

Destaques

22/07/2024

Inscrições gratuitas: em formato híbrido, Semana da Habitação 2024 ocorrerá em Fortaleza

Destaques

08/07/2024

Disponível em vídeo: em Curitiba, CAU/PR realiza a 169ª Plenária Extraordinária

Destaques

28/06/2024

Após enchentes atingirem o call center do CAU/BR, atendimento pelo telefone 0800 volta a operar