Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

06/05/2024ㅤ Publicado às 11:21

CBMPR RS

Forças de salvamento do Paraná já resgataram centenas de pessoas no Rio Grande do Sul. (Foto: CBMPR)

Milhares de pessoas estão desalojadas e desabrigadas em função das enchentes no Rio Grande do Sul, que decretou estado de calamidade pública, com o registro de dezenas mortes e mais de uma centena de desaparecidos, além de diversos prejuízos e estragos nas infraestruturas locais.

Para auxiliar a população afetada pelas fortes chuvas, o Paraná deu início a campanha solidária SOS RS, que arrecada doações de alimentos e produtos de limpeza para atender as regiões atingidas.

A campanha de arrecada alimentos não perecíveis (inclusive ração animal), água potável, materiais de higiene e limpeza, colchões, colchonetes, cobertores, roupas, roupas de cama e banho, calçados e utensílios domésticos até o dia 22 de maio. As entregas podem ocorrer nas unidades do Corpo de Bombeiros, das Brigadas Comunitárias e do Instituto Água e Terra. As doações podem ser levadas para qualquer unidade do Corpo de Bombeiros Militar das 8h às 20h.

Devido ao grande volume de doações, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil precisam também do auxílio de voluntários para organização dos materiais recebidos para posterior envio ao estado gaúcho. Para se tornar voluntário, a pessoa pode enviar uma mensagem para a Defesa Civil via WhatsApp para o número (41) 3281-2510, informando nome completo e endereço, que o órgão cuida da sistematização e encaminha a pessoa para a unidade que mais precisa próxima a sua localidade.

A ajuda humanitária é mais uma etapa do apoio do Paraná ao Rio Grande do Sul. Desde a madrugada da última quinta-feira (2), bombeiros militares estão atuando em diversas missões, especialmente no resgate a pessoas ilhadas. Um helicóptero do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BMPOA) também se deslocou para a região. Mais de 150 municípios foram afetados pelas cheias dos rios no território gaúcho.

Agências dos Correios do Paraná também recebem doações

As agências dos Correios nos estados do Paraná e de São Paulo, e parte das unidades do Rio Grande do Sul, recebem a partir desta segunda-feira (06) doações para as vítimas das fortes chuvas que caem no estado gaúcho. A estatal transportará gratuitamente os donativos, sem nenhum custo aos doadores.

Nas Agências dos Correios também é possível doar itens de vestuário, além de alimentos não perecíveis da cesta básica e produtos de higiene pessoal.

Os Correios irão doar objetos de refugo que estavam sob sua guarda – encomendas que passaram por todas as tentativas de entrega aos destinatários, não foram procurados por eles, nem pelos remetentes e já ultrapassaram o prazo de 90 dias para reclamação previsto no Código de Defesa do Consumidor. Neste caso, os desabrigados dos municípios gaúchos receberão itens de vestuário e utensílios domésticos.

SOS RS

Com informações da AEN-PR e da Agência Brasil.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques

23/07/2024

Inovação e Política Pública são temas da 41ª Reunião do Fórum de Presidentes dos CAU/UFs

Destaques

22/07/2024

Inscrições gratuitas: em formato híbrido, Semana da Habitação 2024 ocorrerá em Fortaleza

Destaques

08/07/2024

Disponível em vídeo: em Curitiba, CAU/PR realiza a 169ª Plenária Extraordinária

Destaques

28/06/2024

Após enchentes atingirem o call center do CAU/BR, atendimento pelo telefone 0800 volta a operar