Empresas registradas no CAU/PR podem ter créditos acima de R$ 300 mil
14 de março de 2023 |

O presidente do CAU/PR, Milton Zanelatto (esquerda), e o superintendente do BRDE, Paulo Starke (direita).
As empresas paranaenses de Arquitetura e Urbanismo poderão ser beneficiadas por linhas de créditos a partir de R$ 300 mil disponibilizadas pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). A possibilidade de financiamento é uma das ações previstas no Acordo de Cooperação Técnica assinado entre o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU/PR) e o BRDE. A formalização ocorreu nesta segunda-feira (13), em uma solenidade no Palacete dos Leões, em Curitiba. Os detalhes do programa, como os critérios de elegibilidade das empresas e os recursos ofertados pelo BRDE, serão divulgados em breve.
A parceria entre o CAU/PR e o BRDE mostra o interesse das entidades para o desenvolvimento econômico do estado. O objetivo é estimular a economia sustentável e abrir possibilidades de novos negócios e projetos ligados às diretrizes de sustentabilidade previstas na atuação do Banco Verde: proteção da água; prevenção e controle da poluição, proteção e restauração da biodiversidade; mitigações e adaptações às mudanças climáticas; transição para economia circular; agropecuária sustentável; e equidade e inclusão econômica e cidadã.
A disponibilização de recursos financeiros eleva o nível gerencial e organizacional das empresas e contribui para a incorporação de novas tecnologias e estratégias para o crescimento das organizações.
O presidente do CAU/PR, Milton Zanelatto, ressalta que o acordo beneficia quase três mil empresas de Arquitetura e Urbanismo do estado com registro ativo no Conselho. “Com o recurso, essas empresas podem adquirir novos softwares de Arquitetura e investir na própria estrutura, com a aquisição de modernos computadores, impressoras e até mesmo na adequação do espaço físico do escritório”, pontuou Zanelatto.
O superintendente do BRDE, Paulo Starke, representou o presidente do banco, Wilson Bley Lipski, na assinatura do acordo de cooperação técnica. “Temos todo interesse de tornar essa parceria algo relevante para a sociedade, levando o financiamento aos arquitetos para promover as duas entidades neste espaço. Adotamos o Espaço Cultural que faz parte da história de Curitiba e do Paraná, de mulheres que governaram essa casa, da erva-mate, dos aspectos políticos e culturais que caminham com os aspectos históricos”, disse Starke.

Representantes do CAU/PR e do BRDE participaram da cerimônia para assinatura do acordo de cooperação técnica, que ocorreu no Palacete dos Leões.
Ações culturais
Outra iniciativa já prevista entre as entidades é a abertura de edital para a realização de um concurso de fotografias voltado ao Patrimônio Cultural. As imagens selecionadas serão expostas no Palacete dos Leões, um dos mais belos símbolos curitibanos do ciclo da erva-mate. Tombado pelo patrimônio histórico, o espaço cultural é mantido e coordenado pelo BRDE. “A promoção da cultura, educação patrimonial e a salvaguarda do patrimônio cultural também estão entre os principais objetivos do convênio entre o CAU/PR e o BRDE. Outras ações devem ser realizadas neste sentido”, revela o Conselheiro do CAU Brasil pelo Paraná, Jeferson Navolar. O arquiteto e urbanista foi o responsável pelo restauro do palacete, que ocorreu nos anos 1980.